sábado, 10 de dezembro de 2011

Mais detalhes sobre o quarto de memórias de Michael Jackson


Já falamos aqui sobre o projeto misterioso de Michael o ”quarto de memórias”.
A Nela enviou-me um trecho do livro de Jermaine, onde ele conta mais alguns detalhes acerca do "memory room".

... Ele literalmente preencheu as paredes e os tetos com imagens, onde floresciam grandes cópias de fotografias, correndo de uma para outra. Cada centimetro de superficie disponível - incluindo a parte de baixo do tecto da garagem e dentro do armário - está até hoje coberto com esta montagem a preto e branco e a cores.
Não estou a falar de fotos arrumadas em molduras como num museu; falo de paredes forradas com imagens que oferecem uma rápida ideia dos nossos anos como grupo (banda), e os seus anos como artista a solo; as suas memórias mais queridas emergem juntas num local que oferece um arquivo secreto da sua e da nossa jornada.

Eu estava sem palavras, tentando absorver a escala deste monumental projecto. Ali, estavam as fotos dos nossos avós, da família, de 2300 Jackson Street, a nossa infância, os dias dos Jackson 5, capas de revistas, fotos de publicidade na TV, habilidades que fazíamos em concertos, e fotos da multidão.
O que quer que te lembres, ele afixou lá. Até a licença de condução da Mãe, a certidão de casamento dos nossos pais e o seu antigo relatório escolar.



O segundo quarto, está preenchido até ao fim com memorabilia, prémios, recordações e caixas de vidro com as suas luvas de lantejoulas. Uma parede tornou-se a sua "parede das celebridades" (meados dos anos 80) - talvez umas 50 fotos dele com pessoas famosas. Para mencionar alguns: Julie Andrews, Elton John, Jackie Onassis, Frank Sinatra, Barbra Streisand, Sean Connery, Woopi Goldberg, Joan Collins, Liza Minnelli, Dustin Hoffman, Meryl Streep, James Brown e E.T., quando Michael narrou o LP "E.T.: The Extra-Terrestrial story book". Há até uma imagem da nossa tutora, Rose Fine.

Mas as paredes não dizem tudo. Nas bordas, foram escritas mensagens com caligrafia perfeita, correndo em volta do quarto como aqueles novos rodapés no fundo do ecrã da televisão: "Joseph Realizou Os Seus Sonhos Através De Nós"; "Obrigado, Jehovah, Joseph, Mãe, Berry Gordy, Suzanne de Passe, Diana Ross"; "A Terra Tem Música Para Aqueles Que Ouvem".
E, na casa-de-banho do sótão, ele colocou um único item: uma imagem gigante do album de Diana Ross "Why Do Fools Fall In Love" (Porquê os tolos se apaixonam) - um título que, eu penso, aponta para as suas próprias reflexões sobre a sua relação com Diana. A mim, parece-me significativo esta ser a única imagem que ficou isolada das restantes nos outros quartos.
Um dos dois quartos é dedicado aos anos dos Jackson 5. Ele ampliou uma foto de publicidade a preto e branco e nós ficámos com 5 pés de altura - subindo as escadas é a primeira imagem que se vê. Ao cimo ele escreveu a sua própria legenda "JUST KIDS WITH A DREAM" (Apenas crianças com um sonho).

Esta galeria de fotos era também o seu escritório e o seu quarto de dança. Cada domingo era aqui que ele se fechava durante sessões de 2 a 3 horas para ensaiar um passo de dança. Adoro pensar nele dançando cercado de memórias.
Quando alguém diz que Michael estava sempre a fugir do seu passado e dos dias dos Jackson 5 eu faço um sorriso e penso no seu quarto de memórias e nas paredes que falam por cada um de nós dizendo:" Tem orgulho. Nunca esqueças".
Fonte: http://tudoemteunome.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário