quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Michael entrevista Pharrell Williams


Em julho de 2003, Michael Jackson entrevistou, por telefone, o produtor musical Pharrell Williams, que estava em início de carreira e na época muito famoso na Virginia.
A entrevista foi publicada na edição de agosto de 2003, da "Interview Magazine". Foi uma surpresa para Pharrell, já que ele havia confessado a amigos próximos, que adoraria conversar com Michael Jackson.

Michael Jackson: Alô?

Pharrell Williams: Alô! Como vai, cara?

MJ: Você deve me perdoar, mas Gregory Peck, que faleceu ontem, foi um amigo muito querido, e estive ajudando a sua esposa a preparar o memorial e todas aquelas coisas. Então por favor perdoe-me pelo atraso em te ligar.

PW: Não, ouça, cara, não posso acreditar que estou ao telefone contigo.

MJ: Ó, Deus te abençoe.

PW: Obrigado, senhor. A você também.

MJ: Obrigado. Então, estou te entrevistando, certo? E acho que são sete perguntas ou algo além disso?

PW: Claro. O que você quiser.



MJ: Tudo bem. O que você diria que influencia sua música? O que te inspira criar música.

PW: É um sentimento. Você trata o ar como se fosse uma tela e a tinta são os acordes que vêm pelos seus dedos, fora do teclado. Então quando estou tocando, estou tipo pintando um sentimento no ar. Sei que pode parecer fora de moda, mas -

MJ: Não, não. Essa é uma comparação perfeita.

PW: E quando você termina, sabe que está feito. É como pintar ou esculpir. Quando você deixa ir é por que sabe que está terminado. Está completo. E vice-versa – ele te diz, "Ei, estou feito."

MJ: É... E se nega a te deixar ir dormir antes de estar pronto.

PW: É isso.

MJ: É, vou pela mesma coisa. (risos). É o que eu acho da música hoje – você está dentro de novos sons que estão sendo criados e a direção que a música está tomando?

PW: Bem, pessoalmente, eu sinto como se tomasse notas das pessoas como você e Stevie Wonder e Donny Hathaway, ou seja, fazer o que faz sentir bem.

MJ: Certo.

PW: Você sabe, como quando todos estavam indo para um caminho, você foi Off The Wall.

MJ: Certo. (risos)

PW: E quando todos estavam indo por outro caminho, você foi Thriller. E simplesmente fez do seu jeito. E tomo notas das pessoas como você, como não ter medo de ouvir seus sentimentos e transformar suas aspirações e ambições em coisas materiais. Fazendo-os acontecerem, fazendo-os se materializarem.

MJ: Isso é lindo. É adorável. Você disse muito bem. Eu quis te perguntar o que você sentia, do jeito que faço, é quase como uma gravidez, um parto? Escrever uma canção é como ter um filho, e quando ela é terminada, é como deixá-la entrar no mundo. Você se sente assim, como se fosse difícil deixá-la ir?

PW: Sabe o quê? Fiz uma entrevista outro dia para apresentar um vídeo, e eu fiquei com medo de deixá-lo ir. Aquilo foi para um vídeo, mas o vídeo para mim é como uma segunda parte da canção porque é a interpretação dada a uma perspectiva visual. Então, sim, sinto-me da mesma forma. E é como se às vezes você tocasse para as pessoas e elas não recebessem, é como se seu filho que fez algo e todos apontam para ele e você diz, "Espere! É meu filho!" Agora, Não sou um pai, mas imagino que seja desta forma – pelo menos é como sinto sobre minhas canções.

MJ: Certo. Agora as diferentes formas de música e cultura popular pelas quais a raça negra foi responsável em trazê-las, liderá-las, do jazz ao pop, ao rock-n-roll, ao hip hop, você as nomeia, o que você acha disso tudo? É dado por Deus?

PW: Acho que toda música é um presente de Deus. E - (um fã interrompe) Michael, você pode aguardar um momento? (Williams conversa com um fã por alguns segundos, depois volta a falar com Jackson) Desculpe...

MJ: (risos) Blues, rock-n-roll, todas as formas diferentes da música popular, como rock-n-roll foram inventadas por Chuck Berry, Little Richard, Fats Domino.

PW: Absolutamente.

MJ: Até as danças do "cakewalk" ao Charleston, o popping, o breaking, o locking. Você não acha que são presentes de Deus?

PW: Absolutamente. Deus nos deu isso quando nos deu o presente da interpretação. Quero dizer, quando você escreve suas letras, as escreve para alguém, ou para o mundo. Quando você está tocando, está tocando algo para o mundo ouvir. Quando está dançando, dança para as pessoas verem. É apenas uma forma de expressão. E existem vezes quando você pode ser um pouco mais introvertido sobre isso, quando está dançando, escrevendo, ou tocando para si mesmo, e não tem idéia com o quê o que você faz parece, até alguém te dizer, ou até você gravá-la e mais tarde olhá-la.

MJ: Está certo. Quem são alguns dos artistas mais velhos – não os artistas do rádio de hoje – que te inspiraram quando mais jovem? Como os artistas que seu pai ouvia, você aprendeu algo desses artistas?

Pharrell Williams
PW: Absolutamente. Os Isley Brothers.

MJ: É, eu também. Amo os Isley Brothers. E amo Sly & a família Stone.

PW: Donny Hathaway, Stevie Wonder…

MJ: Você gosta de todas as pessoas que eu gosto. (risos)
PW: Aqueles acordes mudam. Eles te levam longe.

MJ: Lindo, lindo. Tudo bem, bem, onde você está? Em Nova York?

PW: Estou em Virginia Beach, Virginia, senhor.

MJ: Virginia! Ó, lindo. Envie meu amor a Virginia.

PW: Sim. Obrigado.

MJ: E sua mãe e seus pais? Porque Deus te abençoou com presentes especiais.

PW: Obrigado, senhor. E quis dizer algo, e não sei se você quer ouvir isto, mas tenho de dizer porque está em meu coração. Mas as pessoas te aborrecem.

MJ: É.

PW: Porque elas te amam. É a única razão. Quando você faz algo que as pessoas não necessariamente entendem, elas vão transformar isso num problema maior do que fariam com qualquer outra pessoa porque você é um dos talentos mais incríveis que já viveu. Você realizou mais no século que a maioria dos outros homens.

MJ: Bem, muito obrigado. É bondade sua.
PW: O que você faz é tão incrível. Quando você tiver 100 anos de idade, e eles ainda estiverem inventando coisas sobre o que você fez com seu corpo, por favor acredite em mim, se você decidiu que quis mergulhar seu corpo todo em cromo, não importa o que eles dizem, vai estar bem lá para ver isso. E é por causa do que você realizou no mundo da música, e mudou as vidas das pessoas. As pessoas estão tendo filhos para suas canções. Você afetou o mundo.

MJ: Muito obrigado. Quanto maior o astro, maior é o alvo. Eu não sou uma fanfarrice ou algo assim - mas você sabe que está no topo quando eles começam a atirar flechas em você. Até Jesus foi crucificado. As pessoas que trazem luz ao mundo, de Mahatma Gandhi a Martin Luther King e Jesus Cristo, até eu mesmo."E meu lema tem sido Heal the World, We Are The World, Earth Song, salve nossas crianças, ajude nosso planeta. E as pessoas querem me perseguir por isso, mas isso nunca me machuca, porque o fã permanece forte. Sou resistente. Tenho uma pele de rinoceronte. Ninguém pode me ferir. Nada."

PW: Bem, é o que eu acho. Só quero deixar você saber que é incrível, cara. O que você faz para a música, de "Billie Jean" a "That's What You Get (For Being Polite)"- (canta esta última).

MJ: Ó, você conhece essa? (risos)

PW: (canta "Jack still sits all alone")

MJ: Garoto, você sabe todas aquelas.

PW: Quando você faz aquilo, faz para o mundo. (reinicia cantando "Jack still sits all alone")

MJ: (cantarola um refrão de guitarra)

PW: Se eu nunca trabalhar contigo, saiba que você é impossível de ser parado. Por isso digo, quando você tiver 100 anos e decidir mergulhar seu corpo todo em cromo, até que eles dizem coisas e eu não me importo com o que eles dizem sobre você, senhor- eles estarão lá para ver.

MJ: Há muito ciúme aí. Eu amo todas as raças, amo todas as pessoas, mas às vezes existe um demônio nas pessoas, e elas ficam ciumentas. Toda vez que existe um indivíduo notável que vai além das alturas de seu campo de esforço, as pessoas tendem a ter ciúmes e tentam derrubá-lo. Mas eles não podem comigo porque sou muito, muito, muito, forte. (risos). Eles não sabem disso, de qualquer forma.

PW: Eles sabem! Por favor acredite, eles sabem!

MJ: Qualquer um outro estaria quebrado agora; eles não podem me quebrar. Sou muito forte.

PW: É claro. Eles não te quebrariam se você tivesse 10 anos de idade, porque você destruía homens crescidos com o que você fazia com sua voz e seu talento. E quando você tinha 20 anos, você ultrapassava pessoas que já estavam no ramo há 20 ou 30 anos. E hoje em dia eles ainda esperam ver onde você está. Eles querem ver seus filhos, seu mundo. Você é incrível, e eu só quero te contar isso, cara. E espero que isto tudo fique impresso porque é muito importante para mim. Espero que eu possa, um dia, ser metade do que você foi.

MJ: Ó, Deus te abençoe. Você é maravilhoso, também. Muito obrigado.

PW: Obrigado, cara.

MJ: Tenha um dia adorável.

PW: Você também, senhor.

MJ: Obrigado. Tchau.

PW: Tchau.


.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário