quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Fórmula dos Gênios: Michael Jackson e Steve Jobs



Por Morinen de 2014

"... Michael era muito parecido com Steve Jobs em cada novo produto - seja um álbum, vídeo ou single - era um evento. Havia todos os tipos de propaganda e expectativa. Assim, a marca era sobre a excitação, porque você sabia o que ele estava lançando ia ser de ponta, único e de alta qualidade. <...>

Acho que a principal coisa que um proprietário empreendedor ou negócio poderia aprender com Michael Jackson é que fazer algo grandioso requer visão e trabalho. Michael se aproximava de cada novo projeto com paixão sem limites, e essa energia era contagiante aos colaboradores. Mas o que realmente impressionava aqueles que trabalharam com ele, era que ele podia trazer suas ideias para fruição. Ele sonhava grande e, em seguida, trabalhava incansavelmente até que seus sonhos viessem à vida."

- Joseph Vogel em entrevista à Business News Diário



Steve Jobs



Alguns anos atrás, pouco depois da morte de Steve Jobs, deparei-me com a sua biografia escrita por Walter Isaacson (o livro voou das prateleiras na época). Aquele período para mim foi um período de fascinação obsessiva por Michael Jackson, e vi o mundo inteiro à luz do seu destino e personalidade. Então, ao ler a biografia de Steve Jobs, não pude deixar de notar os paralelos entre estas duas figuras proeminentes do final do século 20. Além disso, eu estava sempre interessado em gênios e da natureza dos gênios, então agarrei a oportunidade de comparar as duas personalidades e deduzir uma "fórmula" de gênio, por assim dizer.




Claro, Michael Jackson e Steve Jobs tinham natureza, temperamentos e interesses muito diferentes. Mas ambos eram pessoas de destaque que alcançaram sucesso excepcional na vida, e esse sucesso não caiam em suas mãos por si só. Quando você olha para suas vidas em retrospecto, você pode ver claramente que, além de talento natural, eles tinham uma série de características muito semelhantes que os ajudaram a alcançar esses resultados. Estes são os componentes mais evidentes do sucesso deles:



1. Trabalho não por dinheiro, mas para Mudar o Mundo.

Embora tanto Michael como Steve tenham se tornado fabulosamente ricos em sua juventude, eles nunca viram o propósito da vida em dinheiro e bem-estar pessoal. Steve Jobs tinha um interesse competitivo na construção de negócios bem-sucedidos, mas o objetivo nunca foi nos lucros pessoais. Depois de deixar a Apple na década de 80, ele vendeu todas as suas ações, e mais tarde, quando ele decidiu voltar, ele não estava concordando em se tornar o CEO e ficou durante alguns anos trabalhando como consultor por uma taxa anual de $ 1. Ele não construiu palácios para si mesmo e nem esbanjava em resorts caros - ele não tinha tempo para nada disso. Ele também não se reunia com grupos de foco ou pesquisas de conduta de mercado, porque ele não se importava com a justificação financeira de ideias. Ele acreditava que se fizesse um produto legal, as pessoas iriam comprar. Da mesma forma, Michael deu os lucros de suas turnês mundiais para a caridade – das turnês que eram fisicamente desgastante para ele. Mas seus shows eram sempre fantásticos porque a qualidade não era medida em dinheiro, mas na satisfação do público. Isso também explica a sua despretensão na vida privada. Ao fazer uso de conforto, eles não o venerava. Jobs viveu em uma casa quase sem mobília e gostava de andar descalço. Michael muitas vezes dormia em um colchão simples no chão ou em um saco de dormir.

Isso geralmente parece ser o princípio-chave da criação de algo grandioso - nada brilhante nasce fora do objetivo de maximizar os lucros. Você tem que ter uma ideia romântica. A fim de mudar o mundo, você tem que pensar sobre o belo futuro da humanidade. Um gênio do século XX tem que pensar em termos do mundo, não menos, e sinceramente acredito que ele pode mudá-lo. Nem Michael nem Steve, eu nunca duvidei deles. Não há limite para o que você pode fazer, Jackson afirmava. Você só precisa acreditar em si mesmo. "Eu não quero ser outra lata na linha de montagem", ele costumava dizer. "A minha prioridade na vida é fazer a diferença, pisar território desconhecido, inexplorado e deixar alguns rastros para trás." Jobs atraiu executivos talentosos com uma simples pergunta: "Você quer vender água com açúcar para o resto de sua vida? Ou você quer vir comigo e mudar o mundo? "


2. Carisma e Capacidade de Inspirar


Qualquer produto de talento, mesmo um concebido por um gênio, é eventualmente, um produto de trabalho em equipe. Portanto, não é o suficiente para querer mudar o mundo - você tem que saber como inspirar esse desejo nos outros. Jobs era uma pessoa incrivelmente carismática que poderia convencer as pessoas ao seu redor na possibilidade do impossível. Seus colegas brincavam dizendo que ele tinha um "campo de distorção da realidade" - pessoas ao seu redor ficavam imbuídas e desnorteadas de sua visão e da capacidade de ver as coisas claramente. Michael inspirava da mesma forma as pessoas com suas ideias. Basta ouvir os seus colegas, companheiros e dançarinos de "This Is It", ler as suas memórias - todos eles trabalhavam entusiasticamente dia e noite, inventando coisas novas, sendo criativos, porque todo mundo tinha uma sensação de que eles estavam fazendo história.


3. Perfeccionismo

Michael Jackson é impossível produzir qualquer coisa muito legal, a menos que você seja um perfeccionista e que gaste muito tempo em cada pequena coisa e impulsione outras na parede escolhendo detalhes. Porque se você não se preocupar com a qualidade do seu produto, o consumidor vai ver isso imediatamente. Jobs ficou histérico quando o computador foi montado com uma unidade de disco errada - com um botão extra. Jackson chorou quando o álbum não estava soando como previsto, e fez seus engenheiros remixarem tudo do zero. Jobs soprava as datas de lançamento com a introdução de melhorias infinitas dentro de seu produto; Jackson gravava vinte takes de uma parte vocal, embora, muitas vezes, a mistura final acabava contendo o primeiro take. Ninguém era autorizado a ver o produto inacabado. O público deveria obter nada menos que a perfeição.



E igualmente ajustaram elevados padrões por todos ao redor. Michael era extremamente cortês e educado explicando ao melhor produtor da indústria que nenhuma de suas 20 músicas estavam boas o suficiente; Steve não era tímido para dizer às pessoas que tinham feito uma merda, mas, essencialmente, cada um com seus próprios métodos, seja ele um chicote ou um incentivo, eles sabiam como convencer o máximo de pessoas. "Ele nos ensinou a fazer tudo da melhor maneira possível: Michael era um perfeccionista e tivemos que começar do zero para produzir música da melhor maneira possível", disseram os colegas sobre Jackson. "Sua força, integridade e amor pela vida nos fez pessoas melhores", escreveu colegas da Pixar sobre Jobs.


4. Menos é mais

Com todo esse perfeccionismo, análise infinita de opções e busca incansável, ambos, no entanto, compreendiam o valor da simplicidade e minimalismo final. Ao voltar para a Apple, a primeira coisa que Steve fez foi abolir a linha de produtos extensos e deixar apenas quatro modelos. Cada um deles tinha que ter a interface o mais simples possível. Ele aliviou o consumidor do fardo da escolha e do fardo de ter de aprender recursos desnecessários. "Steve Jobs tem desenhado um computador poderoso que um analfabeto de seis anos de idade pode usar sem instrução", escreveu um editor Forbes. "Se isso não é mágico, não sei o que é." Melodies deve ser simples, Michael Jackson costumava dizer sobre seu ofício. Uma grande melodia é o que qualquer criança pode cantar. Em salões espaçosos da Apple Store apenas quatro modelos de laptop sentam-se nas mesas, porém a escolha em cada quatro é muito mais agradável do que de 44. Jackson lançou 7 álbuns em 30 anos, mas cada canção em si foi perfeito. Cada produto da curta lista da Apple é ideal para o usuário. Cada um dos sete álbuns de Michael é precioso. E é por isso que o anúncio de um novo produto da Apple, assim como o anúncio de um novo álbum de Michael Jackson, foi sempre um grande evento.


5. Curiosidade


Só à primeira vista parece que grandes ideias nascem sem qualquer fundamento. Na verdade, não aparece nada sobre si mesmo - o cérebro humano funciona de tal forma que ele só pode sintetizar novidade a partir da observação da vida, da cultura e experiência anterior. Ser gênio está em saber como aplicar essa experiência para benefício das pessoas e grandioso efeito. Muitos acusaram Jobs que ele roubou o GUI da Xerox. Ele não roubou; ele aproveitou as bases anteriores. Ele foi inspirado pela ideia, examinou-o cuidadosamente, melhorou e o aperfeiçoou como a Xerox não conseguiu. Jackson também não inventou o Moonwalk - como muitos de seus movimentos, ele observou a dança de outros e fez a sua própria. Ele adotou elementos de dança de seus ídolos - James Brown e Fred Astaire, ele emprestou movimentos ainda do lutador Bruce Lee e do dinossauro de computador "Jurassic Park", em outras palavras, ele tinha uma habilidade valiosa para perceber coisas interessantes no ambiente circundante, dissecá-los e reutilizá-los em seu ramo.

"As pessoas ficam presas à medida que envelhecem", Jobs disse em uma entrevista. "Seus pensamentos constroem padrões como andaimes em sua mente ... Na maioria dos casos, as pessoas ficam presas nesses padrões, assim como sulcos em um registro, e nunca saem deles. É rara a pessoa que grava ranhuras que são diferentes de uma maneira específica de olhar as coisas, uma forma específica de questionar as coisas. É raro que você veja um artista em seus 30 ou 40 anos, capaz de realmente contribuir com algo incrível. Claro, existem algumas pessoas que são curiosas por natureza, sempre crianças em sua reverência à vida, mas são raras. "

"Eu acho que como as crianças todos temos o mesmo nível de [curiosidade]", Michael disse em uma conversa publicada com seu amigo: "Eu realmente acredito nisso. Mas algumas pessoas simplesmente perdem isso no caminho. Isso é o que amo nas crianças. Elas são fascinadas por tudo. É por isso que você as veem quebrando um monte de coisas, rasgando-as, porque elas querem saber como funciona ... "

Esta qualidade, que poucas pessoas de fora poderiam entender, permitiu-lhes tanto para chegar a coisas que simplesmente não ocorrem por pessoas comuns. E, talvez, por causa dessa mesma qualidade, que ambos tinham um pouco do senso de humor infantil.


6. Compreensão de seu papel

Quando Jobs veio até Isaacson com uma proposta para assumir sua biografia desde que Isaacson tinha escrito sobre Einstein, poderia parecer um pouco arrogante. Mas Steve estava certo - após a sua morte, o livro se tornou um bestseller, e agora temos uma história de vida fascinante de um dos gênios do século 20.

Quando Michael Jackson ergueu estátuas de si mesmo em toda a Europa, os críticos podem ter ressentido sua presunção ultrajante; no entanto, como resultado, essas estátuas são lembradas por todos. E seus arquivos de vídeo meticulosamente recolhidos são de grande valor hoje. Contemporâneos dificilmente são capazes de reconhecer o verdadeiro brilho por conta própria, por isso às vezes é necessário explicar-lhes quem é o gênio. A receita é simples: se você quiser entrar para a história - inscreva-se nela.

Michael e Steve eram quase iguais, e é de salientar que, em muitos aspectos, eles tinham os mesmos ídolos, Disney, Edison, Chaplin, Gandhi e Martin Luther King - pessoas em quem eles viram inovadores semelhantes capazes de um salto qualitativo. Isto é o que está sobre a publicidade da Apple "Think Different", (“Pensar Diferente”) é por isso que isto se adapta igualmente a Michael e Steve tão bem.



“Aqui é para os loucos.
Os desajustados.
Os rebeldes.
Os desordeiros.
Os pinos redondos em buracos quadrados.
Aqueles que veem as coisas de forma diferente.
Eles não gostam de regras.
E eles não têm nenhum respeito pelo status quo.
Você pode citá-los, discordar deles, glorificar ou difamá-los.
A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los.
Porque eles mudam as coisas.
Eles empurram a raça humana para a frente.
E enquanto alguns podem vê-los como loucos, podemos ver gênios.
Porque as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são os que o fazem.”

Texto escrito por Rob Siltanen com a participação de Lee Clow em cartazes da Apple.

........

8 comentários:

  1. Boa noite!!

    São homens fantásticos, desse nível, que nos faz crer, que nem tudo esta perdido.
    Pena que eles vão tão rápido. Passam como aquelas estrelas que fazemos pedidos quando criança. Elas continuam a passar e não damos mas, conta após crescer!

    "Porque as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são os que o fazem.”
    Temos mas algo a dizer???

    Comentei no face, na sua publicação, que por mas uma vez, entre tantas que já tivemos aqui, houve mas uma sintonia.
    Li uma frase que Steve disse a respeito de Michael, algumas horas antes de você postar.
    É assim, que essa bolha funciona.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Márcia trazendo pra cá o que te respondi no face. ;)

      Claro que me lembro amiga Márcia Galindo!! E como sempre...vivenciamos essa sintonia!! \o/ e foi tudo no mesmo dia...nossos comentários no blog, o compartilhamento sempre eficiente do amigo Michael Peter Duck, e a tradução que eu já terminava para postar...tudo a ver amiga!! Sintonia pura vinda de Michael, que nos toca dia a dia, para que possamos senti-lo tão perfeitamente, né? Incrível!! This is it!!
      It's All For LOVE

      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202234605665095&set=gm.319915428217164&type=1&theater

      "São homens fantásticos, desse nível, que nos faz crer, que nem tudo esta perdido."
      ...que nos dão esperanças..que nos empurram pra frente..
      ...e que realmente fazem a diferença. <3

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  2. Oi meninas...tudo bem?

    Eu não ando comentando, mas estou acompanhando as postagens, que por sinal... estão maravilhosas, estou amandooo!!!

    Bjs

    Love MJ

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas...tudo bem?

    Eu não ando comentando, mas estou acompanhando as postagens, que por sinal... estão maravilhosas, estou amandooo!!!

    Bjs

    Love MJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem!! <3
      Não conseguimos nos desvincular nunca mais dessas maravilhas de Michael..e nem tão pouco queremos, né? rsrsrs..
      Estamos sempre presentes, mergulhadas em suas maravilhas!! Sempre unidas na mesma sintonia..
      ...seja de uma forma ou de outra, mas sempre!! <3

      Quanto mais escavarmos, mais tesouros serão encontrados, porque a história de Michael é simplesmente grandiosa..infinita!!

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir
  4. As vezes não acredito!!
    O mundo reflete dor a toda hora!!
    Não sei se é por conta da globalização, agilidade nas informações ou se é o final!!

    Muita gente morrendo, muita dor!!!

    Que os mentores , junto ao nosso criador ajude, ajudeeeeeeee.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, meninas... pois é, Márcia, acho que estamos nos aproximando do fim, tudo está a caminho do caos, é o que eu sinto todos os dias......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade meninas...estamos em verdadeiro caos..O mundo está doente de fato, a natureza em fúria...tudo um verdadeiro caos..tanto a humanidade quanto a natureza parece caminhar para o fim...resumindo...o planeta pede socorro.

      Mas, se olharmos pra trás..veremos que o caos não é de hoje..vem de muitas eras... E Deus sempre enviando seus anjos para alertar o mundo, para nos conscientizar sobre esse caos..e que tudo depende de cada um de nós..

      Mas que é dose é..tanta dor e destruição..
      Tanto sofrimento..

      Bjãooo
      LOVE

      Excluir